Dia Nacional do Voleibol: Aracaju celebra a modalidade com incentivo a atletas e paratletas
Dia Nacional do Voleibol

O Dia Nacional do Voleibol é celebrado nesta sexta-feira, 27, em todo o país. Em Aracaju, a Prefeitura tem se destacado como incentivadora da modalidade, promovendo eventos, apoiando atletas e oferecendo oportunidades para jovens da cidade.

A nova gestão municipal tem investido em ações que promovem o voleibol desde as categorias de base até a fase adulta. Em março, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), inseriu o vôlei de praia e o vôlei sentado de quadra dentro da programação do I Circuito Esportivo na capital. “Fizemos competições nos bairros da cidade como forma de incentivar a modalidade entre atletas e paratletas, nossa intenção é dar oportunidades aos aracajuanos praticarem esporte, sejam iniciantes e até profissionais”, destacou o secretário da Sejesp, professor Aquiles Silveira.
No mês de abril, a Prefeitura de Aracaju também apoiou a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes voltado para atletas de até 16 anos. Doze clubes de oito estados diferentes, incluindo Sergipe, participaram da competição nacional.
“O vôlei é um dos esportes mais amados do Brasil. Somos campeões olímpicos na quadra e na praia entre homens e mulheres, e em Sergipe temos muito potencial, com atletas que se destacam mundialmente, por isso acreditamos na força de nossos jovens e parabenizamos a todos hoje e sempre”, celebrou o secretário da Sejesp, professor Aquiles Silveira.
Oportunidades
A jogadora de vôlei de praia, Yasmin Morais, se interessou pelo esporte aos 13 anos e conheceu várias cidades para disputar competições. Segundo ela, o voleibol ajudou na socialização e na disciplina dentro e fora das quadras. “Por causa do esporte, tenho uma vida saudável e mais feliz. Hoje, concilio com os estudos e pretendo seguir jogando pelo resto da minha”, disse.
Diego Torres também é praticante de voleibol, mas um acidente em 2019 interrompeu momentaneamente a sua trajetória nas quadras. Ele sofreu uma queda de moto e perdeu o movimento do braço direito, ficou alguns anos sem jogar e quando retornou precisou se readaptar. “Depois de 57 dias em coma, virei canhoto, me dediquei novamente ao esporte e mesmo sendo um início difícil, hoje vibro em poder jogar vôlei e com cada ponto conquistado”, diz o atleta.
Por sua vez, Alberto de Mendonça tem uma trajetória mais longa no voleibol. Começou como atleta, virou professor, árbitro e exerce o cargo de diretor de esporte olímpico e paralímpico da Sejesp. “Eu sempre fui um entusiasta da modalidade, criei um projeto no bairro 18 do Forte, ajudei a ensinar muitas crianças e adolescentes, inclusive a minha filha. Felizmente, eles conseguiram aprender muitas lições, especialmente a de cidadania”, explicou.
Estação Cidadania: espaço para a prática do voleibol
O Estação Cidadania, localizado no bairro Bugio, é o maior polo de atividades esportivas do Estado. Administrado pela Sejesp, o complexo oferece diversas modalidades, incluindo o voleibol, atendendo dezenas de pessoas por semana, com aulas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos. A turma acontece na segunda e quarta-feira à tarde e atende atletas da comunidade e bairros circunvizinhos.
Para o secretário da pasta, o Dia Nacional do Voleibol é uma oportunidade para refletir sobre os benefícios desta modalidade e reconhecer o papel da Prefeitura de Aracaju no incentivo à sua prática. “Com projetos sociais, apoio a atletas e promoção de eventos, a gestão municipal tem contribuído para o desenvolvimento do voleibol na cidade, formando cidadãos mais disciplinados e preparados para os desafios da vida”, completou Aquiles Silveira.
COMENTÁRIOS