Seja bem-vindo
Nossa Senhora da Glória,01/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Festival Junino da Educação chega ao Alto sertão sergipano com festividades em Poço Redondo

Evento reuniu alunos das 14 unidades pertencentes à DRE 9, com apresentações de quadrilhas, toada e berrante

se.gov.br
Festival Junino da Educação chega ao Alto sertão sergipano com festividades em Poço Redondo © Foto: Divulgação

O Festival Junino da Educação (Fejune) 2025 segue a todo vapor. Na última quarta-feira, 11, a festividade chegou no povoado Santa Rosa do Ermínio, município de Poço Redondo. Com uma programação repleta de apresentações, os alunos pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE 9) curtiram uma tarde de muito lazer e representações da cultura sergipana e nordestina.

Com a quadra enfeitada de bandeirolas e comidas típicas como arroz doce, canjica e pé-de-moleque nas famosas barraquinhas juninas, as 14 escolas que fazem parte da DRE 9 estiveram presentes no Centro de Excelência Professora Noêmia de Souza. O evento teve início com um trio pé de serra, que colocou a turma para dançar muito forró, além da famosa roda junina. Com apresentações de quadrilhas, toada e berrante, a festividade embalou todos presentes.

Os alunos Luidy e Iudy, do Colégio Estadual José Inácio de Souza, de Monte Alegre, apresentaram a toada. “O Fejune vai além da sala de aula e nos proporcionou a oportunidade de expressar um canto presente em vaqueijadas e eventos do nordeste”, disse Luidy.

A gestora da unidade, Aldiane Góis, demonstrou alegria ao recepcionar todos os alunos no local. "É muito gratificante poder vivenciar nossa sergipanidade, estar trazendo novas amizades para os alunos que estão conhecendo novas pessoas e preparando eles para o futuro", comentou.

O evento foi preparado por merendeiros, ex-alunos, alunos, professores, vigilantes, executores, equipe de apoio e gestão da escola, produzido para os mais de 300 alunos presentes.

Lídya Lorrany, aluna do Centro de Excelência 28 de Janeiro, de Monte Alegre, apresentou junto com seus amigos uma mini-quadrilha. "Eu estou muito feliz, já dancei muito forró, muito xaxado, e estou achando a recepção do Colégio incrível. Estou muito feliz em ter vindo", pontuou a aluna.

O diretor da DRE 9, Antônio Santana, destacou a relevância das festas juninas na cultura nordestina, especialmente no sertão, onde essa tradição é mais forte. "Os festejos juninos fazem parte do ponto de vista da culinária, da dança, da música, e de outras manifestações como o artesanato. Esse evento foi importante para validar ainda mais as manifestações culturais do alto sertão sergipano que desenvolvemos ao longo do ano nas escolas”, destacou o gestor.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.